Relatos dos associados

Em busca do papa-piri na Lagoa do Peixe

1

Por Gilberto Müller

Data: 21 a 23 de dezembro de 2013

Busca de uma espécie específica – o papa-piri (Tachuris rubrigastra). O grupo de observadores era composto de dois associados do COA-POA – Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre.

A Lagoa do Peixe dista 250km de Porto Alegre, sendo o acesso por uma estrada de pista simples asfaltada, mas com muitas crateras e desníveis. Eu optei por fazer o pior trecho (de Palmares a Mostardas) pela praia, evitando o asfalto, e já observando os bandos presentes. 

O PNLP fica localizado na cidade de Tavares, RS, onde existem algumas opções para fazer refeições, o sinal de celular melhor é o da VIVO, que funciona inclusive na barra da lagoa. Na cidade existem algumas pousadas, simples, mas que oferecem o que é necessário. Mostardas dista 30km de Tavares e tem um pouco mais de recursos de hospedagem, alimentação e comunicações.

Fizemos várias fotos à beira-mar, também na beira das lagoas de água doce como a Lagoa dos Patos, em campos de pastagens e em juncais e banhados. Apesar de haver alguma mata de restinga na região, não exploramos este ambiente. 

Destaques e quantidade de espécies: Pela beira da praia, vários bandos de trinta-réis-boreal, real, de-bando e de-coroa-branca, pirus-pirus, pernilongos-de-costas-brancas, gaivotões, garças-moura. Lagoa do Peixe com a barra aberta, e com o nível de água muito baixo. Diversos flamingos-chilenos, cisnes-de-pescoço-preto, maçaricos-de-sobre-branco, na barra. Nos campos, o tachã, carão, caminheiros-de-espora, maçarico-acanelado, etc. Nos juncais, o papa-piri e o bate-bico, estes dois em Mostardas, fora do PNLP, mas no mesmo ambiente e área. 

Como chegar: Saindo de Porto Alegre, pela RS-040 até Balneário Pinhal, daí tomando a beira-mar, até a barra da Lagoa do Peixe. Depois voltando até a trilha do Talhamar, seguir em direção à Tavares. De Tavares voltamos até Mostardas pela RST-101 e daí até a RS-040, chegando novamente a Porto Alegre.

O tráfego nas trilhas e na beira-mar pode ser feito em veículo normal, mas o ideal para não sofrer sustos é um 4×4, que foi a nossa opção. De Porto Alegre, rodamos 600km no total, e o custo da pousada foi de 140 reais por casal/dia. 

Conclusão: A viagem foi exitosa, sendo que o principal objetivo – o papa-piri –foi registrado, após playback perto dos juncais no Porto do Barquinho, em Mostardas. A resposta foi pronta e imediata. Conseguimos também boa aproximação de flamingos e outras aves, principalmente devido ao baixo nível da lagoa. Trouxemos uma boa quantidade de fotos das aves que encontramos, ajudados pelo bom tempo e pouco vento.

Fotos (em sequência): dunas, mais dunas, bando de trinta-réis, mais trinta-réis, o papa-piri, trinta-réis-de-coroa-branca com talha-mar, piru-pirus, batuíra-de-coleira, tipio e joão-de-barro no ninho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa