Atividades Reuniões

Confraternização de Fim de Ano dos Associados do COA- POA de 2022.

No dia 17/12/2022, sábado, tivemos a tradicional confraternização de fim de ano, do COA-POA, com a participação de mais de 20 pessoas somando integrantes do Clube, familiares dos mesmos e o excelente assador.

O local escolhido foi uma propriedade particular, na Praia das Garças, zona sul de Porto Alegre, bairro Boa Vista do Sul.

O evento foi muito exitoso, em todas as áreas. As tradicionais atividades programadas, nas confraternizações anteriores, foram mantidas.

O ponto de encontro foi às 7h e 30m da manhã, na entrada da propriedade do senhor Jocelito Luis. O local é muito agradável, bonito, possui  trecho de praia, com balneabilidade, muitas arvores e churrasqueiras ao ar livre.

Após o encontro iniciamos a observação de aves, em trecho de 3,9 quilômetros, dentro da propriedade que possui diversos ambientes, com predominância de paisagens campestres, em menores áreas, zonas com pequenas matas, restinga e praia, onde foram registradas várias aves, entre elas as citadas a seguir:

Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola).
Andorinha-do-campo (Progne tapera).

Entre as espécies de aves observadas, destaque para o tiranídeo Euscarthmus meloryphus meloryphus, que é uma das 3 subespécies do barulhento. O barulhento possui poucos registros para Porto Alegre. É uma espécie insetívora. Costuma forragear em arbustos densos, próximos do chão.

Barulhento (Euscarthmus meloryphus meloryphus).

Próximo das 11h15m, o grupo passou para a área das churrasqueiras, para aguardar o esperado churrasco ficar pronto. Os integrantes ficaram conversando, em um local, com muita sombra, árvores nativas, próximo da praia, dos sanitários, e de um pequeno bar, que faz parte da propriedade, que vende refrigerantes, cervejas, água, e sorvetes. Muitas pessoas levaram cadeiras de praia.

O churrasco estava ótimo, acompanhado, por excelentes saladas e pães com alho. Cada integrante levou seu copo, ou caneca, talheres e prato.

Sr. Edmilson – Assador

Após o churrasco, ocorreu a tradicional troca de presentes. Mais uma vez, teve muito sucesso, o(a) Amigo(a) Secreto(a). O presente, obrigatoriamente, tinha que estar relacionado com aves.

Revelação do(a) amigo(a) secreto(a) e troca de presentes.
Kleber Pinto, feliz com o presente recebido.

Pouco após o término do Amigo Secreto, foi feita a tradicional foto do grupo, tendo como cenário, a linda praia, o Guaíba, e não muito longe, morros lindos, bem verdes, com bastante mata preservada. Até ao redor das 16 horas, alguns integrantes, permaneceram no local.

Mais uma vez, tivemos a comprovação, que reuniões, confraternizações sociais com amigos, familiares, integrantes de um mesmo grupo, liberam neurotransmissores e hormônios que ajudam a melhorar o humor, diminuem o estresse e a ansiedade. Portanto, aproveitar a atmosfera e promover estes encontros, faz muito bem, principalmente, pelo contato proporcionado com agradáveis e belos ambientes naturais.

Essa foi a décima confraternização de fim de ano do COA-POA.

Texto: Kleber Pinto

Fotos: Antônio C. Brum

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa