Noticias

Homologado o Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

O COA-POA esteve presente na última reunião do Conselho Consultivo do Refúgio da Vida Silveste Banhado dos Pachecos.

Reunião do Conselho Consultivo RVSBP, dia 03 de agosto de 2022, com a participação do COA-POA, representado por Antônio Brum, último na foto à direita.

O COA-POA se fez representar na última reunião do Conselho Consultivo do Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP), ocorrida dia 03 de agosto de 2022 , onde foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas com a homologação do Plano de Manejo, pela Portaria Sema nº 86 de 19 de maio de 2022 e publicado no Diário Oficial Estadual (DOE) em 23 de maio de 2022. 

Ficamos bastante impressionados com o grandioso trabalho que o gestor da Unidade (Biól. André Osório) vem desenvolvendo com parceiros e voluntários, apresentados na reunião.

Além da continuidade das atividades, já em andamento e prevista no Plano de Manejo, como:  Controlar e inibir a presença de cães domésticos dentro dos limites da UC;  Desenvolver ações de recuperação ambiental na área da Saibreira;  Realizar o controle de plantas exóticas invasoras presente no RVSBP;  Incentivar o desenvolvimento de pesquisas relevantes e prioritárias para a UC;  Monitorar espécies da avifauna elencadas como alvos de conservação da UC.  Será elaborado, juntamente com os conselheiros da UC, o termo de referência para visitação e uso público da Unidade.

O COA-POA irá contribuir e auxiliar nesta ação, uma vez que temos um grande interesse na sugestão de locais importantes para o desenvolvimento da atividade de observação de aves e tipos de infraestruturas que podem aprimorar esta atividade na UC.

Lembrando que a RVSBP possui uma grande diversidade de aves, com a ocorrência de espécies de interesse especial para conservação, entre elas o veste-amarela (Xanthopsar flavus), a noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicana), o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis) e o curiango-do-banhado (Eleothreptus anomalus).

O Plano de Manejo da RVSBP pode ser acessado no link:  www.sema.rs.gov.br/planos-de-manejo.

Se você quiser saber mais sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na UC ou se tem interesse no engajamento em alguma atividade voluntária, entre em contato com o gestor André Osório pelo e-mail andre-rosa@sema.rs.gov.br, também pode contatar o COA-POA.

──────────────────────────────────────────────────

Antônio Coimbra de Brum – Vice-Presidente COA-POA.    

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa