A importância dos observadores amadores

Clube de Observadores de Aves, ou simplesmente COA, é uma entidade que congrega pessoas que, acima de tudo, têm profundo respeito pela natureza e que buscam um contato e um conhecimento maior sobre tudo o que tem a ver com a vida sobre o nosso planeta. Fazem isto em grupo, através da observação e do estudo da vida das aves.

As aves têm uma capacidade de atração muito grande sobre o homem, quer pela invejável capacidade de voar, quer por suas plumagens coloridas e vistosas, ou por seus cantos melodiosos. À medida que vamos conhecendo mais e melhor esta classe de animais, vamos descobrindo que há aves que não voam, que há outras com plumagens que não são coloridas, justamente para que passem despercebidas e que as vozes e os cantos nem sempre são melodiosos, mas que às vezes os sons que as aves emitem são a única forma de diferenciar as espécies. Isto faz a atividade de observar aves ser tão desafiadora e motivante.

A cada ano um contingente maior de pessoas no mundo, e recentemente também no Brasil, tem demonstrado interesse pela observação amadora de aves.  Este crescente número de pessoas, auxiliadas por binóculos, máquinas fotográficas e gravadores, tem feito registros importantíssimos, que os ornitólogos profissionais sozinhos não conseguiriam fazer. Descoberta de novas espécies e registros de ocorrência de espécies em áreas onde elas não eram citadas são apenas algumas das contribuições dos observadores amadores de aves.

A observação de aves realizada por amadores é uma atividade muito desenvolvida em diversos países da Europa, América do Norte e Oceania, bem como na Argentina e Uruguai. Nesses países a participação de observadores  amadores é fundamental em algumas atividades, como por exemplo os censos de aves. No Brasil, a observação de aves iniciou aqui no RS, mas ainda não podemos considerar que ela evoluiu a ponto de termos um contingente importante de pessoas praticando o birdwatching. O COA-POA quer ajudar nesta tarefa, e a sua participação é importante.

O COA-POA baseia suas ações na realização de reuniões mensais, saídas a campo, reuniões de núcleos que tratam de algum tema específico, palestras educativas e informativas, bem como oficinas de iniciação à observação de aves. O calendário completo de nossas atividades está publicado nesta página na aba "atividades". Se você tem interesse por atividades ao ar livre, por ações de proteção à natureza, fotografia de aves, gravação de vozes, ou se quer simplesmente conhecer um pouco mais a respeito da avifauna nativa, junte-se a nós.