Noticias

IV Encontro de Clubes de Observadores de Aves do RS

coars2020

Por Eduardo Chiarani e Gilbert S. Muller

Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2020 ocorreu o IV Encontro de Clubes de Observadores de Aves do Rio Grande do Sul (COAs-RS), realizado na Floresta Nacional de Passo Fundo, em Mato Castelhano, RS. Alguns participantes chegaram ainda no dia 31 de janeiro à Flona. O evento teve a presença de 26 observadores, representando diversas regiões do Rio Grande do Sul (Uruguaiana, Cruz Alta, Porto Alegre, Pelotas, Derrubadas, Santa Maria, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Arroio do Meio, Lajeado, Carazinho e Não-Me-Toque), e foi organizado por Carlos Eduardo Agne (Cadu). Representando o COA-POA estiveram presentes na reunião Eduardo Chiarani, Gilberto Sander Müller e Jurema Josefa.

A reunião ocorreu na tarde do dia 1º de fevereiro. Entre os principais assuntos discutidos, ficou decidido que o III AvisTchê irá ocorrer na Fronteira Oeste, com atividades nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí. Ricardo O. de Oliveira, gentilmente, propôs que a edição de 2021 do evento, que é realizado a cada dois anos, seja na região onde mora. No entanto, enfatizou que como a Fronteira Oeste conta com um pequeno número de observadores, irá precisar da ajuda de outros grupos para a realização desse evento. 

Também foi decidido que o V Encontro dos COAs-RS será realizado na Serra Gaúcha, no começo do ano de 2021. A representante da Serra, Agnes Pozenato, enfatizou que a região da Serra abrange Hortênsias, Campos de Cima da Serra, municípios no entorno de Caxias e dos Vinhedos. É um grupo que iniciou há pouco tempo e a realização desse encontro ajudará a consolidá-lo.

Outro ponto importante debatido foi em relação à atividade de observação de aves em unidades de conservação. Após relatos e deliberações, foi decidido que será encaminhado um ofício aos órgãos competentes (DUC/SEMA e Parques Nacionais) pedindo atenção especial aos observadores, principalmente no que tange aos horários de entrada e saída nas unidades.

Antes e após a reunião na Flona de Passo Fundo foram realizadas observações de aves (passarinhadas) no entorno da sede e percorrendo-se trilhas existentes no interior da unidade de conservação. Foram registradas 136 espécies de aves durante o encontro (lista completa em https://taxeus.com.br/lista/14100), destacando-se o registro de um indivíduo jovem de gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis).

coars2020

Entrada da Flona de Passo Fundo, em Mato Castelhano, RS. Foto: Gilberto S. Muller

 

coars2020 2

Participantes do IV Encontro de COAs-RS. Foto: Gilberto S. Muller.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa