A partir de hoje está disponível em nosso site a forma de pagamento da anuidade através do PagSeguro. Acesse o menu "Sobre Nós->Como contribuir" e faça sua contribuição.

Os polinizadores estão desaparecendo… e eu com isso?
Mas o que é um polinizador? Participe e descubra!

Nessa oficina trataremos de dois grupos importantes para a polinização, as abelhas e as aves. Além disso, veremos como podemos tornar os jardins e outros ambientes mais favoráveis para esses grupos relacionados à produção de alimentos e manutenção dos ecossistemas.

COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 5h30min DE ATIVIDADE

Inscrições e pagamento até dia 30/11. Investimento: R$120,00
Forma de pagamento – depósito
Após a inscrição enviaremos email com os dados da conta para depósito
Ficha de inscrição:https://goo.gl/forms/mUuNP7YdmrdIPsoi1

Programação
Manhã (9:30 – 12:00)
Quem são as abelhas?
Quem são as aves?
Desaparecimento de abelhas e produção de alimentos
Extinção e comércio ilegal de aves
12:00 – 13:00 –> Almoço integração: piquenique comunitário no jardim –> participantes tragam algo para compartilhar!
Tarde (13:00 – 16:00)
Oficina de construção de locais de nidificação, jardins e comedouros para atrair abelhas e aves – upcycling com material trazido pelos participantes
Plantas que atraem abelhas e aves
Exposição de ninhos-armadilha e colmeias de madeira

Facilitadoras:
Graziela Dotta (Dra. Zoologia – Universidade de Cambridge)
Letícia Azambuja Lopes (Dra. Entomologia – USP)
Patrícia Nunes Silva (Dra. Entomologia – USP)

Conforme determina o edital para eleição da diretoria do COA-POA para a gestão 2017, publicamos, a seguir, a nominata da única chapa inscrita dentro do prazo estipulado:
 
Presidente - Antônio Coimbra de Brum
Vice-presidente - Maria do Carmo Both
Diretor técnico-científico - Eduardo Chiarani
Diretor de relações institucionais - Fernanda Ribeiro da Silva
Diretor administrativo-financeiro - Roberto Luiz Dall Agnol
Diretor de tecnologia - Fabio Sidiomar Zamperetti Duarte

Conselho fiscal:

Titulares - Marcelo Meller Alievi, Marco Aurélio Antunes e Jair Gilberto Kray
Suplentes - Glayson Ariel Bencke, Marcelo Frasca Medaglia e Walter Hasenack
Convidamos todos os associados que encontram-se aptos a votarem, para que estejam no próximo sábado, dia 5 de novembro, no Jardim Botânico, onde a partir das 10:15 h ocorrerão as eleições.

Exposição de fotos do COA-POA, organizada pela associada Fernanda Ribeiro no Zoo de Canoas. Vale a pena conferir.

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

Nos dias 8 e 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro de representantes de COAs do Rio Grande do Sul. O local escolhido para o encontro foi o Parque Estadual Quarta Colônia, em Agudo, onde o anfitrião do evento, guarda-parque Aquiles Bastiani Naressi, recebeu os visitantes com muito entusiasmo e hospitalidade. Estiveram presentes representantes de grupos em atividade ou ainda em formação vindos das Missões, Santa Maria, Bagé, Vales do Caí, Taquari e Pardo, Uruguaiana, Pelotas e Porto Alegre, num total de 15 participantes.

Na reunião do dia 8 à tarde, cada representante fez uma breve apresentação sobre o seu grupo, relatando número de associados, área de abrangência, forma de organização e destinos mais visitados, entre outros aspectos. Em seguida, em um ambiente muito agradável e interativo, os presentes trocaram ideias sobre temas como a realização de um evento regional de observadores de aves nos moldes do AVISTAR, a construção de um site estadual de COAs, a elaboração de um estatuto para o “COA-RS” e a criação de uma comissão executiva provisória para tocar as ações até a formalização do grupo. Os presentes entenderam que é possível organizar um “AVISTCHÊ” para 2017, elegendo Porto Alegre como o local mais adequado para o encontro. Também ficou definida a criação de um site para integrar as ações dos diversos COAs e para facilitar o acesso a informações aos observadores de fora do estado. Sobre o estatuto, considerou-se que a elaboração de um acordo de intenções é o encaminhamento mais adequado no momento.

Por fim, foram escolhidos um representante do COA Vales do Taquari e Rio Pardo, um do COA Planalto Médio e outro do COA-POA para compor a comissão provisória. À noite, uma saborosa galinhada foi oferecida aos participantes, seguindo-se uma sessão de observação de aves noturnas, em que o show ficou por conta de um bacurau-tesoura-gigante, registrado pela primeira vez na área. O dia 9 foi reservado para a integração entre os participantes, por meio da observação de aves pelo parque. Percorremos a trilha da mata e a estrada, e visitamos o mirante da barragem de Dona Francisca. Cerca de 130 espécies foram registradas nos dois dias. O encontro deixou saudade e o desejo de vivenciar outros momentos como esse. Nossos agradecimentos à equipe do Parque Estadual Quarta Colônia, em especial ao Aquiles e à Mariana, pela calorosa recepção e agradável companhia. Esperamos desde já pelos bons frutos desse encontro!

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Pedro SossegoloFoto: Pedro Sossegolo

A comunicação do COA-POA com seus associados se dá através do site e do fórum. Para os casos mais urgentes ou importantes, e-mails são enviados diretamente para o endereço do cadastro do associado. Por isso, é importante que cada um verifique se o domínio coapoa.org está cadastrado como um domínio confiável em seu servidor de emails. Dessa forma, você evita que eventualmente mensagens de email do COA-POA seja equivocadamente direcionadas para sua caixa de SPAM (lixo eletrônico).

Atenção: no dia 03 de setembro teremos nossa reunião normal no Jardim Botânico, sendo que a VI Oficina fica transferida para o dia 24 de setembro de 2016, também no Jardim Botânico.

A saída para observação de aves pelágicas foi remarcada para o dia 27 de agosto. As inscrições estarão abertas a partir de 15 de agosto. Programem-se.

Equipe do COA-POA.

A saída para observação de aves pelágicas foi remarcada para o dia 27 de agosto. As inscrições estarão abertas a partir de 15 de agosto. Programem-se.

Equipe do COA-POA.

A saída para observação de aves pelágicas no próximo sábado foi cancelada devido ao baixo nível da Barra do Rio Mampituba. Nova data depende da ocorrência de chuvas.

Equipe do COA-POA.

Solicitamos a todos os inscritos na saída de aves pelágicas que confirmem com urgência a sua participação, indicando qual o meio de transporte que usarão para chegar no local - Pier de Turismo de Torres - Rio Mampituba.
Use o link do FÓRUM para isso.

Confirme sua participação até 30/06 - quinta-feira. Caso não haja confirmação a vaga será preenchida pelos primeiros da fila de espera.

Vamos lá confirmar!

Equipe do COA-POA.