Nos dias 8 e 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro de representantes de COAs do Rio Grande do Sul. O local escolhido para o encontro foi o Parque Estadual Quarta Colônia, em Agudo, onde o anfitrião do evento, guarda-parque Aquiles Bastiani Naressi, recebeu os visitantes com muito entusiasmo e hospitalidade. Estiveram presentes representantes de grupos em atividade ou ainda em formação vindos das Missões, Santa Maria, Bagé, Vales do Caí, Taquari e Pardo, Uruguaiana, Pelotas e Porto Alegre, num total de 15 participantes.

Na reunião do dia 8 à tarde, cada representante fez uma breve apresentação sobre o seu grupo, relatando número de associados, área de abrangência, forma de organização e destinos mais visitados, entre outros aspectos. Em seguida, em um ambiente muito agradável e interativo, os presentes trocaram ideias sobre temas como a realização de um evento regional de observadores de aves nos moldes do AVISTAR, a construção de um site estadual de COAs, a elaboração de um estatuto para o “COA-RS” e a criação de uma comissão executiva provisória para tocar as ações até a formalização do grupo. Os presentes entenderam que é possível organizar um “AVISTCHÊ” para 2017, elegendo Porto Alegre como o local mais adequado para o encontro. Também ficou definida a criação de um site para integrar as ações dos diversos COAs e para facilitar o acesso a informações aos observadores de fora do estado. Sobre o estatuto, considerou-se que a elaboração de um acordo de intenções é o encaminhamento mais adequado no momento.

Por fim, foram escolhidos um representante do COA Vales do Taquari e Rio Pardo, um do COA Planalto Médio e outro do COA-POA para compor a comissão provisória. À noite, uma saborosa galinhada foi oferecida aos participantes, seguindo-se uma sessão de observação de aves noturnas, em que o show ficou por conta de um bacurau-tesoura-gigante, registrado pela primeira vez na área. O dia 9 foi reservado para a integração entre os participantes, por meio da observação de aves pelo parque. Percorremos a trilha da mata e a estrada, e visitamos o mirante da barragem de Dona Francisca. Cerca de 130 espécies foram registradas nos dois dias. O encontro deixou saudade e o desejo de vivenciar outros momentos como esse. Nossos agradecimentos à equipe do Parque Estadual Quarta Colônia, em especial ao Aquiles e à Mariana, pela calorosa recepção e agradável companhia. Esperamos desde já pelos bons frutos desse encontro!

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Pedro SossegoloFoto: Pedro Sossegolo