Reuniões

Reunião 26/04/14

 

Relato da reunião do dia 26 de abril de 2014 no Jardim Botânico

Num dia belíssimo de sol saímos para observação às 8h. Avistamos um total de 26 espécies (nosso máximo observado foi de 36!). O ponto alto foi uma saracura-sanã (Pardirallus nigricans) que ficou um bom tempo dando sopa numa área aberta, bem visível a todos!

Um pouco depois das 9h iniciamos a reunião, com a presença de 20 pessoas. Walter Hasenack nos falou sobre as atividades planejadas para maio, saídas ao Banhado dos Pachecos (dia 18) e observação de aves pelágicas em Torres (dia 24), a reunião do núcleo de fotografia (dia 10) e também nossa reunião periódica (dia 31). Mês cheio!

Estamos muito satisfeitos pois os sócios estão se mobilizando de maneira independente para realizarem as “saídas relâmpago”, e conversamos sobre o melhor modo de organizá-las, para que não entrem mensagens demais na caixa de e-mail de todos. Assim, o e-mail inicial vai para o grupo e a partir daí as combinações seguem pelo Fórum.

Na sequência Fabio Duarte nos brindou com uma apresentação de fotos de nossa ida a Lagoa do Peixe, fotos essas dele mesmo e de alguns dos participantes.

Sílvia Richter nos mostrou fotografias e vídeos da ida ao Parque Estadual de Espigão Alto, com a ajuda do Glayson Bencke na identificação e comentários. Por lá foram registradas 137 espécies de aves! Lugar para entrar na agenda do COA…

Após um pequeno intervalo, Diógenes Machado nos apresentou a palestra “Comunidades de aves campestres no sul do Brasil e suas associações com estrutura de habitat”, que foi o tema de sua dissertação de mestrado defendida recentemente. Esse assunto gerou um bom debate sobre nossos campos naturais e o melhor uso do mesmo para a manutenção das espécies de aves. Falamos sobre a iniciativa “Alianza del Pastizal”, que trabalha para conservar os campos naturais do Cone Sul por meio do incentivo à pecuária sustentável, inclusive com certificação do produto final ao consumidor. Vale acessar o site: http://www.alianzadelpastizal.org/en

Para baixar a lista de aves observadas, clique >>aqui<<

 


Foto: Walter Hasenack

 

 


Foto: Walter Hasenack

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa