Saídas a Campo

Relatório Saída de Campo Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa – 19/10/2019

O COA-POA não visitava a Reserva Biológica (REBIO) Estadual Mata Paludosa desde 2015. Essa unidade de conservação abrange remanescentes de Mata Atlântica de baixada e de encosta no município de Itati e foi criada em 1998 como compensação aos impactos da construção da Rodovia Rota do Sol, que atravessa a área. A superfície da reserva é de 272 ha e as altitudes variam entre 30 e 350 metros sobre o nível do mar.

Registramos ao todo 106 espécies e contamos 519 indivíduos em cerca de nove horas de observações. A grande maioria foi registrada no interior da REBIO. Apenas o taperuçu-velho Cypseloides senex e o pica-pau-de-cabeça-amarela Celeus flavescens foram vistos fora da reserva, junto ao ponto de encontro. No relato a seguir são apresentados o itinerário da saída e as observações mais relevantes. Links remetendo a fotos publicadas no WikiAves (www.wikiaves.com.br) fazem referência à documentação disponível para alguns registros. As listas de espécies observadas em cada trecho da excursão podem ser consultadas no eBird nos seguintes links: https://ebird.org/checklist/S61129461, https://ebird.org/checklist/S61126555 e https://ebird.org/checklist/S61127987.

Nossos agradecimentos ao guardaparque Cardoso, pela companhia durante as observações da manhã, e à gestão da unidade de conservação, pela autorização para a visita.

Relatório

Clique neste link para baixar o relatório completo da saída.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa