Relatório de atividades do COA-POA – Ano de 2014

Relatórios anuais 2014 

 


 

Relatório de atividades do COA-POA – Ano de 2013

Como previa o edital da assembleia do COA-POA, foi apresentado no sábado dia 22/03/2014, o relatório de atividades de 2013. Elas foram resumidas nas três apresentações a seguir relacionadas:

Walter Hasenack apresentou um resumo das atividades: faça o download aqui.

Glayson A. Benke mostrou alguns detalhes sobre as saídas a campo em 2013: faça o download aqui.

Osmar P. Sehn apresentou o resumo do movimento financeiro do ano: faça o download aqui. 

Antes dessas apresentações, Walter Hasenack fez questão de nominar as pessoas que contribuíram para que todas essas realizações fossem possíveis. 

Os agradecimentos iniciais foram aos membros da diretoria que conduziu o clube em 2013, que dedicaram muitas horas do seu tempo para que o COA-POA pudesse funcionar adequadamente. Eles foram dirigidos a Helena Backes, Glayson A. Bencke, Maria do Carmo Both, Osmar Sehn e Fabio Duarte. Diógenes Borges Machado, que sempre colaborou ativamente com a diretoria, também foi citado. 

Em seguida os agradecimentos foram estendidos às pessoas que lideraram os núcleos formados no COA-POA durante o ano: Gilberto Sander Müller (núcleo de facilidades), Fabio Duarte (núcleo de fotografia) e Maria do Carmo Both (núcleo de educação ambiental), assim como as pessoas que ajudaram para que as ações desses núcleos acontecessem, no caso Lara Both Palazzo, José Truda Palazzo e Fernanda Ribeiro. 

Quem participou da gravação do programa Terra da Gente na Floresta Nacional de São Francisco de Paula também foi lembrado, principalmente o biólogo Márcio Repenning, que gentilmente se ofereceu para representar o COA-POA nesse evento, juntamente com Maria do Carmo Both, Osmar Pedro Sehn e Márcia Branchina. 

Em 2013 uma palestra no IPA em Porto Alegre foi ministrada por Maria do Carmo Both. As duas oficinas realizadas em 2013 foram lembradas e tiveram como palestrantes Glayson A. Bencke, Eduardo Chiarani e Maria do Carmo Both. Em algumas saídas do COA-POA, Aurélea Mäder, Eduardo Chiarani, Diógenes Borges Machado e Cesar Santos deram a sua contribuição, guiando os excursionistas e contribuindo com o seu conhecimento técnico sobre a avifauna. Nas reuniões do COA-POA sempre tivemos mini-palestras, que foram ministradas por muitas pessoas: Kleber Pinto Oliveira, Jorge Correa Neto, Ruben Poerschke, Helena Backes, Jean Carlo Pinheiro dos Santos, Juliano Della Casa, Jair Kray, Maria do Carmo Both, Osmar Sehn, Eduardo Chiarani, Lara Palazzo, Marcelo Medaglia, Marcelo Alievi, Rosane Marque entre outros. As palestras principais, que sempre são o ponto alto das reuniões, foram ministradas com brilhantismo por Aurélea Mäder, José Sanabria, Ismael Franz, Flávio Silva, Luiz Fernando de Souza, Glayson A. Bencke e Cesar Santos. O Festival de Aves Migratórias em Tavares teve a participação do COA-POA, através de duas palestras proferidas por Glayson A. Bencke e Fabio Duarte. O COA-POA foi notícia na imprensa em 2013 graças à intermediação dos jornalistas Jurema Josefa e Alfredo Fedrizzi. Todas essas pessoas receberam os agradecimentos. 

Agradecimentos também foram dados aos vários associados que, sem nunca haverem comparecido a uma reunião ou saída, contribuíram com a anuidade do clube, por serem simpatizantes da causa. 

Aos que não deixaram de ir às saídas do COA-POA, mesmo tendo algumas limitações físicas que os impediram de fazer todas as trilhas, mas que com sua presença e incentivo apoiaram os demais excursionistas, o agradecimento foi dado à Jurema Josefa e à Rita Poerschke, e também ao Everton Piagetti, que com o seu violão animou a turma na saída ao Taim. 

Agradecimentos foram dados ainda à comissão de elaboração do estatuto, formada pelos integrantes da diretoria, mais Aurélea Mäder, Marcelo Alievi, Marcelo Medaglia e Gilberto S. Müller. Um agradecimento especial ao contador Sérgio Vasconcellos, que se ofereceu para suprir a comissão com informações técnico-legais, bem como aos inúmeros associados que contribuíram com opiniões a respeito do estatuto durante a sua elaboração. 

Ao Jardim Botânico de Porto Alegre, na pessoa da Diretora Andréia Maranhão Carneiro, por disponibilizar o espaço físico do Jardim Botânico para que o COA-POA realize as suas atividades, bem como pela isenção do ingresso aos associados nos dias de reunião. 

Por fim, aos gestores das unidades de conservação visitadas: P. E. Itapuã, Sr. Tiago Loch; Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, Sr. André Osório; F. N. de São Francisco de Paula, Sra. Edenice Souza; P. E. do Turvo, Sr. Leandro Strimgari; Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Sr. Hellen Rocha; Estação Ecológica do Taim, Sr. Henrique Ilha.

Ao biólogo Ignácio Moreno, organizador da saída para avistagem de aves pelágicas.