Local: Barra do Ribeiro

Distância até Porto Alegre: 50 km (via BR-116 sentido Sul) 

Como chegar: saindo de Porto Alegre, atravesse a ponte do Guaíba e siga pela BR-290 no sentido Sul. Após o primeiro pedágio, siga em frente pela BR-116 por 30km. Então, vire à esquerda na RS-709 e siga por mais 10km até o centro da Barra do Ribeiro (mapa 1).

 

Locais indicados para observação: existem dois locais interessantes de serem visitados:

  • chegando pela RS-709, vire à esquerda na Av. Presidente Castelo Branco. Na rótula, saia na segunda à direita (Av. Felipe Didio) e siga em frente até a Estrada do Cortado. Nessa estrada pode-se avistar inúmeras espécies (mapa 2)
  • chegando pela RS-709, vire à direita no final da rodovia, entrando na Av. Carlos Augusto Evangelista, sigam em frente por 1800m e vire à esquerda na R. Manoel Ignácio Evangelista (que leva ao Horto Florestal Barba Negra). Nessa estrada pode-se avistar muitas espécies (mapa 3).

Principais tipos de ambientes: campos naturais, banhados, florestas de restinga e arrozais.

Principais espécies que podem ser observadas: calhandra-de-três-rabos, narceja, cardeal, polícia-inglesa-do-sul, colhereiro, príncipe, gavião-caramujeiro, gavião-caboclo, saracuruçu.

Curiosidades / fatos relevantes: em junho/2013, alguns integrantes do COA-POA visitaram a Barra do Ribeiro e observaram mais de 80 espécies em uma única manhã, mostrando que a área é muito rica.


Mapa 1: Chegando na Barra do Ribeiro


Mapa 2: Estrada do Cortado


Mapa 3: Estrada para o Barba Negra