Noticias

Associado Fabio Duarte registra ave rara em Porto Alegre

Foto: Fabio Duarte
Em Porto Alegre já foram registradas mais de 270 espécies diferentes de aves. Se compararmos com o total de espécies encontradas no Rio Grande do Sul, que é de 680, pode até não parecer muito. Os motivos são óbvios, pois estamos falando da maior área urbanizada do Estado. 
Esse fato, entretanto, não impede que registros absolutamente inesperados ocorram de vez em quando na capital. Foi o que aconteceu no último feriado de Tiradentes, quando Fabio Duarte deparou-se com um pavó (Pyroderus scutatus) em pleno Jardim Botânico. 
O pavó é um pássaro raro no Rio Grande do Sul, onde é considerado ameaçado de extinção, já que necessita de extensas áreas de florestas bem preservadas para sobreviver. Com quase meio metro de comprimento, chama a atenção não só pelo porte avantajado, mas também pelo colorido berrante da plumagem do peito. Sua dieta consiste principalmente de frutos carnosos e grandes insetos. No período do acasalamento, os machos se reúnem em grupos para se exibir às fêmeas em arenas coletivas nas copas da mata. Nessas ocasiões, emitem um canto grave e profundo, que lembra sopros no gargalo de uma garrafa.
Segundo Glayson Bencke, diretor técnico-científico do COA-POA e ornitólogo da Fundação Zoobotânica do RS, em regiões com matas muito pequenas os pavós dispersam-se à procura de alimento ou de parceiros e acabam por se perder. — Assim, indivíduos solitários ocasionalmente aparecem em locais inesperados, pois são forçados a sair em busca de novos habitats para se estabelecer ou de outras aves para se enturmar — comenta Glayson. — Mas registros dentro de grandes centros urbanos são excepcionais e este em Porto Alegre é inédito — complementa.
O flagrante no Jardim Botânico foi muito comemorado por Fabio e seus colegas de clube e ele descreve assim a emoção do encontro inesperado:

“No feriado de Tiradentes, convidei os amigos do COA-POA para tentar algumas fotos no Jardim Botânico de Porto Alegre. Em função do mau tempo no dia anterior, não consegui adeptos e então acabei indo sozinho.

Ao chegar, o ambiente estava realmente bem silencioso, por não se tratar de uma época propícia para a fotografia e observação de aves.

No entanto, após alguns minutos de caminhada e algumas avistagens pouco interessantes, eis que surge da mata, e pousa relativamente perto de mim, uma espécie que jamais sonhara encontrar ali. Aliás, uma espécie que sequer eu tinha observado até então.

Estou me referindo ao pavó (Pyroderus scutatus), uma ave grande e imponente, de beleza incontestável mas que, tecnicamente, não deveria estar ali.

Mesmo com os mais de 10 anos atrás das lentes fotografando aves, fiquei muito nervoso e levou alguns segundos para que eu recobrasse a razão após tamanha surpresa.

Em situações normais, para conseguir uma foto perfeita, teria tentado uma aproximação maior, ou ao menos me mover para conseguir uma visada mais direta (sem interferência da vegetação), mesmo sabendo do risco de espantar a ave e não conseguir foto alguma.

Entretanto, sabendo que o registro deveria ter alguma importância científica, deixei a ganância fotográfica de lado e fiz o melhor que pude dentro das circunstâncias que aquela oportunidade me concedeu.

Imediatamente após o registro comecei a mandar mensagens para os outros diretores do clube, que confirmaram que o registro foi realmente inusitado.”

Recentemente, a espécie foi observada também na área do Polo Petroquímico, em Triunfo, e no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, entre outros locais. Para Glayson, essas aparições isoladas de pavós ao longo dos últimos anos são um indício de que a espécie está se recuperando, após ter sido praticamente extinta na maior parte do Rio Grande do Sul, exceto nas grandes reservas florestais do extremo norte.

— Mas é provável que áreas urbanas funcionem mais como sumidouros para a espécie, ou seja, locais onde as aves ficam expostas a altos riscos e acabam sucumbindo. Porém, pequenas áreas de mata na zona rural podem favorecer a dispersão, servindo como trampolins — ressalta o ornitólogo.


Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa