No dia 17 de agosto de 2019 o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre visitou o Parque Estadual de Itapuã – PEI.

O Parque Estadual de Itapuã é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizada no município de Viamão, abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque iniciou o processo de criação ainda em 1973, com a primeira desapropriação de terras, e seguiu com anexação de terras até 1991. Hoje, conta com aproximadamente 5.500 hectares, ficou fechado à visitação por mais de 10 anos para recomposição dos ambientes e estruturação administrativa e reaberto em abril de 2002.

Nossa saída foi de apenas uma manhã e percorremos a Trilha da Praia das Pombas, nas primeiras horas da manhã, após a Trilha da Pedra da Visão. Tivemos como guia o Sr. Godoy (Índio).

O dia estava bom, ensolarado, temperatura em torno de 25ºC e foram observadas 44 espécies de aves, a maioria na Trilha da Praia das Pombas.

O passeio contou com a participação de 15 observadores, conforme lista abaixo e tivemos o acompanhamento do guia o Sr. Godoy (Índio). Após percorrer as trilhas o grupo assistiu a uma palestra institucional sobre o parque, na sede administrativa e ministrada pela equipe de educação ambiental.

As informações sobre o parque foram consultadas no site da Secretária do Meio Ambiente (link)

Relatório

Clique aqui para baixar o relatório completo do saída.

Lista de saídas