Foi realizada entre 20 e 22 de setembro de 2019, no Hotel Tenondé, em São Miguel das Missões, a segunda edição do AvisTchê, evento que reúne observadores de aves do RS. Seguindo o exemplo do primeiro AvisTchê, realizado em Porto Alegre em 2017, o encontro reuniu observadores de aves de todas as regiões do estado e incluiu em sua programação atividades de campo, palestras, brincadeiras para crianças, exposições fotográficas e atividades culturais.

O COA-POA participou com um estande no local do evento e com a presença de 12 associados, que participaram das diversas atividades.

Os participantes foram convidados a assistir o show noturno nas Ruínas de São Miguel, uma das reduções jesuíticas da região das Missões, e a ouvir uma interessante palestra sobre os povos jesuíticos, realizada no próprio Hotel Tenondé.

Com quase 100 participantes inscritos, as palestras foram abertas no sábado pelo nosso colega Glayson A. Bencke, que abordou o tema “Além das aparências: o que a plumagem nos diz sobre as aves”. A seguir, Roberto Tomasi falou sobre seu trabalho de conservação dos papagaios-de-peito-roxo, principalmente a confecção e instalação de ninhos de madeira para auxiliar na nidificação dessa espécie ameaçada em áreas degradadas.

Relatório

Clique aqui para baixar o relatório completo.

Clique neste link para acessar a relatório do evento no blog do Ave Missões.

Lista de saídas