Noticias

Escolha do logotipo do COA

 

Segue um relato da Maria do Carmo (a Duca) sobre como foi o processo de escolha do logotipo do COA.

 

 

Pessoal, enfim temos nosso logo! O resultado foi apertadíssimo, a diferença em relação ao segundo colocado foi de apenas UM voto! Votaram 38 pessoas, os detalhes podem ser vistos no fórum:

http://coapoa.forumtupi.com/t121-votacao-para-escolha-do-logo-do-coa-poa

A votação correu tranquila, o caminho para chegar até ela é que foi beeeem longo…A vontade de proporcionar ao nosso COA uma identidade visual existia há tempos, e há uns dois anos (suponho…me corrijam se for diferente) começamos a falar no assunto nas reuniões lá no Jardim Botânico, e concordamos que seria interessante que retratasse uma ave genérica, e que remetesse à atividade de observação (um binóculo?). O assunto foi se arrastando, surgiram sugestões e muitas opiniões…muda aqui, muda ali, coloca um olho, tira um olho, pode ser de outra cor, muda a letra, é COA-POA? é Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre? é COA- Clube…e por aí foi passando o tempo (e ele passa mesmo muito rápido) e a coisa não andava. Bom, este ano, por fim conseguimos reunir as sugestões apresentadas até então e partir para a votação! Como disse no início, o logo escolhido ganhou por muito pouco, quase deu o improvável empate…

E agora sobre o nosso logo, o desenho foi idealizado por mim, pensando em vários aspectos:

– retratava uma ave qualquer, um “passarinho”, mais genérico impossível;- por ser em preto ficava bem sobre qualquer fundo de cor (pensando num papel branco, numa camiseta escura…);

– tem duas “versões”, para escolher conforme a proposta;

– remete à atividade de observação, quis fugir do binóculo mas o “C” e o “O” lembram vagamente um…

Após rabiscar o esboço, minha filha Júlia, que estuda design gráfico, fez os finalmentes, passando o desenho para um programa adequado e escolhendo um tipo gráfico legal (eu tinha pensado em outro, e ela falou “xi, mãe, nesse aí se tu diminuir muito a letra fica tão fininha que quase some!”). Bom, a história é essa…

E para que a gente não pare por aqui, lembro que muitas vezes comentamos sobre a ave símbolo do COA (o pica-pau-de-cara-canela) e até mesmo em escolhermos a “ave do ano”, e em cima disso podemos pensar em muitas coisas gráficas legais, onde o logo será um coadjuvante para identificar o clube…

Abraço,
Duca

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa