Desejamos a você e sua família um ano de muita saúde, com muitos encontros e passarinhadas! Feliz 2022!

Com carinho dos amigos do COA-POA.

COA

Mais um ano se encaminhando para o final: é hora de reunirmos os associados do COA-POA para celebrarmos a amizade e o companheirismo!

Nosso Churrasco de final de ano será dia 11 de dezembro (sábado), a partir das 19h, no Salão de Festas situado à Rua Duque de Caxias 750, Centro, Porto Alegre-RS.

Serão servidos refrigerantes. caso deseje, leve suas bebidas alcoólicas.

Leve seu prato, talheres e copo! Assim nossa festa gerará menos lixo.

Pedimos a gentileza de confirmarem presença pelo whatsapp de Antônio Brum (número será enviado por e-mail aos associados).

As inscrições estarão abertas até o dia 01/12/21.

Para quem não conseguiu assistir a live com o nosso associado Walter Hasenack, sobre a história do primeiro COA do Brasil, que também é a história deste Clube de Observação de Aves (COA-POA), transmitida no dia 29 de maio de 2021, no canal do Youtube do AvistarBrasil, colocamos aqui o link de acesso. Neste canal, você também poderá assistir outras lives produzidas pelo AvistarBrasil, inclusive saber um pouco mais sobre a atividade de observação de aves no Brasil.

memoriasCOA RS

armando1

Hoje o canto dos pássaros nos parece triste lamento pelo amigo e companheiro Armando Divan... Pai, amigo, biólogo, pesquisador da UFRGS, companheiro de passarinhadas e sócio do COA-POA. Foi um guerreiro, lutando com a COVID até onde lhe foi possível. Que Deus te permita voar com os pássaros para que sempre que os observemos possamos lembrar do teu sorriso amigo e da tua companhia querida... Voa, companheiro! A partir de agora teu espírito é livre!

Transmitimos nosso fraterno abraço à Camila e ao Lourenço, assim como a todos os familiares e amigos que hoje sofrem por tua partida.

Família COA-POA.

armando2

armando3

 

armando4

 

armando5

Prezados Associados. 

Iniciamos mais um ano com a mesma preocupação do ano passado. Infelizmente, ainda não é hora de iniciarmos as atividades presenciais, para o bem de todos nós e de nossas famílias, em razão do avanço da pandemia.

Assim, as atividades do clube continuarão suspensas até que sejam possíveis. Mas estamos trabalhando em ações que possam ser implementadas mesmo sem a necessidade de agrupamentos e devem ser publicadas em breve, nas nossas mídias.

Aproveito para informar que o projeto do Walter Hasenack, Calendário das Aves do Rio Grande do Sul, teve fim e com saldo positivo. Assim, como anunciado no início do projeto que 10% obtido com a venda de calendários seria doado para o COA-POA, efetivamente hoje foi doado para o COA R$1.741,50, proveniente da venda dos calendários.

Gostaria de agradecer a todos que adquiriram os calendários e deste modo contribuíram para esta doação ao Clube, lembrando que um clube se constrói e se fortalece deste modo, com o dedinho de cooperação de cada um.

Cabe um agradecimento especial ao Walter pela iniciativa e aos associados Helena Backes, Glayson Bencke e Fabio Duarte, que contribuíram com doações de fotos, textos, dicas, e venda dos calendários.

Lembrando que o Walter ainda doou alguns calendários que nós distribuiremos aos associados que contribuírem com a anuidade até o final de março. (São 20 calendários, ainda temos alguns).

Obrigado a todos.

Grande Bioblitz do Hemisfério Sul é uma iniciativa internacional para engajar as pessoas na observação da biodiversidade através do uso de ferramentas simples de compartilhamento e identificação de espécies. O objetivo do evento é mobilizar o maior número de pessoas a registrar a biodiversidade dos locais onde elas vivem. Todos os seres vivos como animais, plantas e fungos podem ser fotografados.

Os registros devem ser adicionados no aplicativo iNaturalist (em anexo um passo-a-passo de como utilizar o aplicativo). Esse aplicativo aceita registros fotográficos e sonoros. Além disso, você pode registrar um ser vivo sem saber o nome da espécie. Outros observadores podem auxiliar e identificar a espécie para você! Você também pode contribuir na identificação de espécies registradas por outros observadores.

Estamos vivendo momentos difíceis e desejamos que a Bioblitz seja um momento de reconexão com a natureza, um momento de respiro e apreciação da biodiversidade que nos cerca!

Para quem mora em Porto Alegre e região metropolitana, pode aderir ao projeto dessa região no link: https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-porto-alegre-e-regiao-metropolitana-rs-brasil

Para quem mora fora de Porto Alegre e região e deseja participar, basta aderir ao projeto nacional e conhecer outras regiões participantes no Brasil no link:
https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-brasil-umbrella

Saiba mais informações sobre o evento em: https://greatsouthernbiobl.wixsite.com/website

Acompanhe-nos também no Instagram: https://www.instagram.com/grandebioblitzbr/?hl=pt

Dicas de segurança para os(as) participantes:
- Respeitar as recomendações de segurança para a Covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social;
- Busque explorar seu quintal, jardim, ou até mesmo observar pela janela.
- Se for visitar algum parque, andar em trilhas e não ir sozinho(a);
- Andar em locais conhecidos e seguros;
- Não tocar em animais, como aranhas ou cobras, para sua segurança e para não estressar os animais;
- Tomar cuidado com penhascos ou relevos acidentados;
- Avisar aos seus amigos ou familiares onde está indo e usar GPS, se possível, para evitar se perder em trilhas;
- Utilizar roupas e sapatos adequados se for andar em trilhas, como por exemplo calçado fechado, roupas leves, chapéu e protetor solar.

IMPORTANTE: A Grande Bioblitz do Hemisfério Sul é uma organização independente, que incentiva a segurança das pessoas em primeiro lugar, mas não se responsabiliza por acidentes ou quaisquer problemas que aconteçam durante alguma expedição/observação.

1

 

2

 

3

Clique na imagem para acessar a página com as informações sobre esse evento que ocorrerá em outubro de 2020.

global bird weekend