Reuniões

Reunião 04/03/17

A reunião iniciou-se pela manhã às 8h com a observação de aves no Jardim Botânico. Foram observadas 38 espécies de aves. O tempo estava abafado e nublado.

Após as observações, o grupo da caminhada retornou à sala de reuniões e foi dado início a reunião pelo presidente Antônio Brum que deu boas-vindas aos presentes.

O associado Kleber comentou sobre as espécies observadas na caminhada inicial da manhã.

O diretor técnico-científico, Eduardo Chiarani, fez uma retrospectiva das saídas realizadas no ano de 2016 através do relatório científico. No ano de 2016 foram realizadas 16 saídas com uma média de 12 participantes em cada. O total de espécies avistadas, no ano, foi de 395 espécies. Ao longo da fala do Eduardo, alguns associados foram sugerindo mudanças para serem realizadas no calendário das saídas como a mudança de datas das saídas a determinados locais já conhecidos, para que fosse possível a observação de aves nesses locais em estação do ano diferente da habitual.

Após a apresentação do relatório científico, o Diretor Financeiro, Roberto Dall’ Agnol, apresentou o demonstrativo dos resultados do ano de 2016. Ao longo de sua fala foram relembradas as aquisições do grupo, por exemplo: dois binóculos, guias de identificação de aves, renovação da assinatura da Revista Brasileira de Ornitologia. Além disso, também foi falado das confecções das camisetas, implementação do novo site, material de divulgação do Parque Tupancy e dos materiais afixados pelo grupo nesse mesmo parque. O associado Walter sugeriu que o COA fizesse um novo patrocínio em relação aos painéis afixados no parque, pois em uma visita recente, os painéis estavam deteriorados. O Roberto seguiu sua apresentação com o detalhamento das contas de 2016 que ficarão impressas e arquivadas para qualquer associado conferir.

Após, o Presidente Antônio Brum voltou a falar sobre os projetos para o novo ano de 2017, como varal fotográfico em diferentes locais e que no momento presente estava no Zoológico Municipal de Canoas. A Associada Marisa sugeriu que fosse realizada uma exposição no Museu da UFRGS. Também houve comentários sobre a oficina do dia da ave, oficina de observação de aves e a organização do AVISTAR, que ocorrerá em novembro no Jardim Botânico, e que será necessária a ajuda de todos os associados. O associado Walter sugeriu que fossem mantidas as saídas relâmpagos, pois o grupo dessas saídas é diferente das saídas programadas no calendário, e que poderia ser um bom momento para interação entre os associados e interessados. A associada Marisa sugeriu que fosse organizado um guia de aves do Rio Grande do Sul e que o acesso pudesse ser eletrônico, com as fotos de aves dos associados.
Em seguida alguns associados perguntaram sobre a próxima saída ao Parque do Aparados da Serra e foram discutidos alguns locais para hospedagem.
Foi feito um intervalo.

No retorno foram discutidos entre os associados a posição do Clube frente ao futuro da Fundação Zoobotânica, alguns associados se posicionaram no sentido de que devemos manter as atividades no Jardim Botânico, mas que assuntos pontuais devem ser tratados e discutidos pela diretoria, com a presença dos membros consultivos para tomada de decisões.

Em sequência a associada Fernanda Ribeiro apresentou a Bióloga Danielle Franco, que proferiu a palestra principal sob título “Passarinhando no Parque do Aparados da Serra: as aves e seus ambientes”. Na palestra falou sobre as aves que poderiam ser observadas no Parque do Aparados da Serra e as trilhas que o grupo poderia fazer nessa próxima saída e também destacou o trabalho que está sendo realizado por ela no local. Após houve debates com questionamentos sobre o parque e as aves com ocorrência naquele local.

A reunião foi encerrada às 11:45 min e contou com a presença de 28 participantes.

Relatório completo (com fotos)

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Relatório sobre atividade de observação

Para baixar o relatório sobre a atividade de observação de aves, clique aqui.

Relatórios anuais de prestação de contas

Baixe aqui o Relatório Técnico-científico.

Baixe aqui o Relatório Financeiro.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa